Lista de comparação

17 dicas para organizar seu quarto

17 dicas para organizar seu quarto

Seu dia começa e termina no quarto, então mantê-lo organizado fará bem para o seu bem estar. Gavetas estufadas e transbordando, coisas esparramadas pelo chão e uma cama desarrumada deixam a gente com uma preguiça imensa, toda vez que olhamos para a bagunça o desanimo aumenta. Agora, se você está em um ambiente organizado, com bastante espaço, limpo e aconchegante, isso tudo muda seu animo também. Por isso nesse post vamos passar 17 dicas de como organizar de forma inteligente seu quarto para que você aproveite e utilize ele ao máximo.

Como Organizar o Guarda-Roupas

Um guarda-roupas bem organizado é o coração de um quarto bem cuidado. Siga estas etapas para otimizar a estética e a funcionalidade desse espaço.

1. Faça uma limpeza em seu guarda-roupas.

Abra seu guarda-roupas e livre-se de tudo o que não te serve mais ou que você não usou nos últimos meses. Além de liberar um bom espaço no guarda-roupas você pode estar fazendo uma boa ação e doando para quem precisa. Seja sincero consigo mesmo e livre-se de tudo, sempre tem aquela roupa que tem um valor sentimental e achamos que vamos voltar a usar um dia, mas esse dia nunca chega. Excesso e desordem são inimigos da organização.

2. Dobre suas blusas.

Suas blusas devem ser dobradas, uma vez que com o passar do tempo elas podem encolher ou aumentar, dependendo do tipo de material. Empilhe-as cuidadosamente em cima uns dos outros nas prateleiras e tente não deixar as pilhas muito altas.

3. Tenha um plano no momento de pendurar as roupas.

Crie um sistema de organização para suas roupas. Pendure todas as calças em uma área, coloque as camisas em outra e os sapatos em outra. Você pode dividir ainda mais as categorias por tamanho, ocasião ou temporada. Certifique-se de investir em cabides de alta qualidade (sem fios) e uma variedade de tipos, incluindo cabides de calça e cabides sem deslizamento.

4. código de cor.

Uma vez ordenada por tipo, organize tudo em seu closet por cor. Isso pode ser entediante, mas essa é a maneira mais fácil e rápida de classificar seu guarda-roupa e escolher o que vestir.

5. Utilize prateleiras ou sacos plásticos.

Se você tem dificuldade em encontrar espaços, uma boa ideia é separar seus calçados em sapateiras ou sacolas especificas pra isso. Você pode pendurar em alguma porta do seu guarda roupa ou até mesmo na porta do quarto.

6. Mantenha as gavetas arrumadas.

Tenha cuidado na hora de dobrar suas roupas dentro da gaveta. Organize suas camisas e calças horizontalmente em vez de verticalmente, isso vai te ajudar a classificar e identificar cada uma delas. Use um divisor de gaveta para itens menores, como meias e cintos. Você também pode utilizar esses divisores para organizar seus acessórios e bijuterias.

Como organizar o quarto

A área ao redor da sua cama deve ser  arrumada. Mantenha os elementos essenciais visíveis e próximos para maximizar o conforme e espaço.

7. Guarde itens debaixo da cama.

O espaço debaixo da cama é uma boa área de armazenamento e você não pode perder. Você pode usar pequenas gavetas, cestos ou bolsas para guardar roupas de cama e outros itens não essenciais, mas as gavetas talvez sejam a maneira mais rápida e fácil de acessar esse espaço e mantê-lo organizado. Algumas camas vêm com armazenamento embutido, ou você pode fazer o seu próprio reaproveitando gavetas que não utiliza mais.

8. Use o espaço da cabeceira.

Aproveite o espaço de armazenamento da cabeceira incorporando prateleiras para tudo, desde livros e lâmpadas a fotos emolduradas. Você pode comprar cabeceiras que tenham esses acessórios ou criar as duas próprias utilizando outros materiais.

9. Escolha a mesinha de cabeceira certa.

Não deixe a desordem se acumular ao lado da sua cama. Dependendo de quanto você tem, escolha prateleiras, gavetas ou apenas uma mesa simples.

10. Não se esqueça do espaço próximo aos pés.

Utilize o espaço ao pé da sua cama para armazenamento adicional. Pequenos armários e cestas são uma boa opção. Um baú ou otomano é chique e ideal para guardar cobertores, roupas de cama e itens de guarda-roupa fora da temporada.

Toques finais

Todos esses pequenos detalhes, desde as prateleiras de parede até como organizar suas jóias, tudo isso causa um enorme impacto na eficiência e atratividade do seu espaço.

11. Exibir jóias de forma organizada.

Você pode exibir sua coleção de jóias de inúmeras formas. Você pode fazer uma estante lindamente padronizada para pendurar colares e colocar anéis em pratos elegantes.

Utilize uma malha de arame para organizar facilmente seus brincos. Tente empilhar pulseiras em uma torre ou cone de pulseira ou pendurá-las horizontalmente nas hastes.

12. Faça uma mesa.

Se você precisa de espaço para trabalho em seu quarto, sua mesa de cabeceira pode fazer esse papel. Procure um modelo minimalista e combine-o com uma cadeira pequena.

13. Maximize o espaço da parede.

Estantes de livros de alta qualidade são perfeitas para armazenar livros antigos e outros itens que você não precisa de acesso super fácil. Esses cubos para colocar em parede são uma maneira moderna de exibir esses de itens de uma forma decorativa.

14. Minimize o espaço de lavandaria.

Economize espaço com um cesto de roupa suja que se encaixa discretamente na parte de trás de uma porta. É fácil fazer o seu próprio com tecido e um bastidor de bordar.

15. Use um cabide para espaço extra para pendurar.

Se você precisa de mais espaço para pendurar coisas, ou apenas quiser manter casacos e roupas de inverno mais pesadas no quarto, um cabide industrial é uma peça chique e prática de decoração do quarto.

16. Invista em pufes de armazenamento.

Estas são peças de mobiliário bonitas e práticas, uma ótima maneira de esconder esses coisas do quarto – como o par de chinelos que você sempre deixa por aí.

17. Decore com ganchos pendurados.

Você pode usar ganchos para tudo, de chapéus a cachecóis e bolsas, e até pequenas obras de arte emolduradas. Alguns também incluem espaço nas prateleiras para exibir fotos, bichos de pelúcia ou outros itens favoritos.

O lugar onde onde você se prepara para o dia – e descansa durante a noite após um dia exausto – deve refletir seu estado ideal de espírito, por isso é importante manter seu quarto organizado e organizado. Mas não há necessidade de investir em coisas caras. Uma abordagem prática projetada para otimizar seu espaço particular manterá seu quarto lindo.

 

 

img

Ricardo Anzolin

Junte-se à discussão