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Mercado Imobiliário: 5 Tendências tecnológicas que vão impactar o setor

Mercado Imobiliário: 5 Tendências tecnológicas que vão impactar o setor

O mercado imobiliário mudou muito na última década, e as novas tecnologias estão tendo um impacto surpreendente no modo como os agentes imobiliários realizam seus trabalhos. Ao mesmo tempo, sites de comparação e outras tecnologias recém-chegadas à indústria estão dando aos consumidores mais opções quando se trata de comprar ou vender imóveis.

Tudo isso significa que a indústria como um todo está chegando a um momento de maturidade tecnológica, enquanto isso as novas formas de desenvolvimento de software e as novas tecnologias estão mudando a forma como os agentes imobiliários trabalham quase que diariamente. E agora que estamos no meio dessas mudanças, parece um bom momento para dar uma olhada no que o futuro está reservando para o mercado imobiliário.

Com isso em mente, falaremos sobre algumas tendencias que vão impactar o setor imobiliário nos próximos anos.

1. Blockchain

Blockchain é a tecnologia por trás das criptomoedas como o Bitcoin, mas não são apenas os novos métodos de pagamento que devem mudar a forma como fazemos transações imobiliária. O blockchain é efetivamente um banco de dados descentralizado que não pode ser comprometido, garantindo a integridade dos dados e permitindo a criação de registros para todo e qualquer tipo de propriedade.

Para os agentes imobiliários, se tal sistema fosse o convencional, poderia reduzir drasticamente o potencial de fraude e nos permitiria ter acesso a muito mais dados sobre propriedades individuais e proprietários de imóveis. Isso seria uma boa notícia para os agentes imobiliários e seus clientes, mas também exigiria que eles alterassem o seu padrão de trabalho normal para integrar informações no blockchain em seus fluxos de trabalho atuais.

2. Realidade Aumentada e Virtual

As tecnologias de RA e RV são grandes novidades no momento em que estão se tornando cada vez mais viáveis ​​como tecnologias de consumo. Basta olhar para o sucesso do Pokémon Go para ver como o RA e RV têm o potencial de sacudir o setor imobiliário. Imagine se as pessoas pudessem fazer um tour virtual em um casa em potencial antes de irem ver. Poderia tornar todo o processo muito mais eficiente e também tornar as pessoas mais propensas a fazer uma compra.

Enquanto isso, a realidade aumentada pode ser útil quando as pessoas estão tentando visualizar o aspecto de uma casa vazia e projetam seus móveis dentro da casa. Se um comprador em potencial já tiver planejado exatamente como a casa vai ficar, as chances de ele fazer uma oferta pela casa são muito maiores.

3. Big data, Inteligência Artificial e Aprendizado de Maquina

Essas três tecnologias são mais efetivas quando funcionam juntas porque a IA pode ser usada para processar os dados por meio do processo de aprendizado de máquina, identificando novos padrões que talvez não tivéssemos visto antes. Imagine o quão poderoso seria ter um aviso antecipado de uma tendência que afetará os preços das casas em pato branco, por exemplo. Como se um grande número de formandos de uma universidade estivesse de repente se mudando para outra área. Ou em um caso mais pratico, quando novos universitários estão chegando a uma cidade.

Esses dados (e a capacidade de entendê-los) podem ser a chave para o sucesso no setor imobiliário no futuro. Se formos capazes de obter uma visão abrangente do mercado imobiliário, podemos reagir com mais precisão ao que está acontecendo e usar os dados para apoiar decisões, em vez de simplesmente reagir às coisas através de palpite ou instinto.

4. Chatbots para o mercado imobiliário

À medida que a inteligência artificial fica cada vez melhor no processamento da linguagem natural, também os Chatbots Imobiliários  são potencializados junto com esses processamentos. Na verdade, eles estão se tornando uma tendencia cada vez maior em diversos setores, graças à capacidade de reduzir o tempo que os funcionários precisam para efetuar esses atendimentos, ao mesmo tempo em que capacita o consumidor a analisar o que está no mercado e a encontrar respostas para consultas simples. sobre preços e disponibilidade de casas.

A melhor coisa dos Chatbots para imobiliárias é que eles podem trabalhar 24 horas por dia. Trazendo novas possibilidades à sua empresa e uma maneira mais eficiente de atender aos clientes mesmo fora do expediente. Se usados corretamente, eles podem se tornar uma parte fundamental de sua abordagem de marketing, capturando dados e gerando leads que podem se tornar novos clientes clientes.

5. Comunicação peer to peer

Essa tendência vem acontecendo há vários anos e é improvável que pare em breve. Graças à ascensão da internet, fóruns de discussão e sites de redes sociais, nunca foi tão fácil para as pessoas ignorar totalmente os corretores de imóveis e fazer negócios peer-to-peer sem intermediários.

Essa é uma grande ameaça para o setor imobiliário, e muitas empresas estão reagindo instintivamente ao tentar limitar a quantidade de dados que compartilham sobre seus imóveis, procurando maneiras de interromper o processo peer-to-peer. Em vez disso, uma ideia mais inteligente é focar no serviço que você oferece e agregar valor à vida dos clientes para que, mesmo que eles pudessem fazer uma venda peer-to-peer, eles ainda optariam por fazer o negócio através de sua empresa.

Conclusão

Nenhuma indústria é imune à inovação e o setor imobiliário não é diferente. Na verdade, a única certeza nos próximos meses é a incerteza quanto a evolução tecnológica, e podemos descobrir que o principal fator das próximas mudanças será alguma nova tecnologia que ainda não foi inventada.

É por isso que é importante se manter atualizado sobre novas tecnologias, acompanhar blogs e periódicos que falam sobre tendencias tecnológicas. Para que você possa testar rapidamente novas ferramentas que possam surgir  e mudar a industria.

Muitas empresas optam por uma abordagem 80/20, onde passam 80% de seu tempo em atividades pré-estabelecidas e 20% de seu tempo estudando para adotar novas tecnologias. Se essas novas tecnologias não dão certo, você só perdeu 20% do seu tempo. Porém, se o fizer, será o primeiro a tirar proveito delas e será primeiro a colher os frutos. Sendo assim, um risco que vale a pena correr.

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Ricardo Anzolin

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