Lista de comparação

Dicas ao comprar uma casa pela primeira vez

Dicas ao comprar uma casa pela primeira vez

O desafio de comprar uma casa pela primeira vez pode parecer tão difícil que às vezes é mais simples escolher a primeira opção que se encaixe na faixa de valor que você deseja. Para ajudá-lo a desmistificar o processo e tirar o máximo proveito da compra, vamos examinar o que você precisa considerar antes de comprar, o que você pode esperar a partir do próprio processo de compra, e algumas dicas úteis que vão facilitar sua vida depois da compra de sua primeira casa.

Considerações antes de comprar

A primeira coisa que você precisa determinar é quais são seus objetivos a longo prazo e, em seguida, como a propriedade se encaixa com esses planos. Pode ser que você esteja buscando se livrar do aluguel e empregar esse valor gasto em um imóvel próprio. Para ajudar nessas considerações, separamos cinco questões para se perguntar.

  • Qual o tipo de casa melhor se adapta às minhas necessidades?

Você tem várias opções ao comprar uma propriedade residencial: uma casa unifamiliar tradicional, um apartamento no centro da cidade, um condomínio simples ou um condomínio de luxo multifamiliar com duas a quatro unidades. Cada opção tem seus prós e contras, dependendo dos objetivos que você deseja, decidir qual o tipo de propriedade irá ajudá-lo a atingir esses objetivos. Você também pode economizar no preço de compra em qualquer categoria, escolher um preço máximo de investimento vai te ajudar a ganhar tempo e diminuir esforço nas buscas.

  • Quais características específicas você deseja em sua casa ideal?

Embora seja bom manter alguma flexibilidade nestes itens, você está fazendo talvez a maior compra de sua vida, e você merece ter essa compra adequada às suas necessidades e desejos o mais próximo possível. Nisso você deve considerar itens básicos como bairro e tamanho, até detalhes menores, como layout de banheiro e detalhes de uma cozinha.

  • Como está sua qualificação para financiar?

Antes de começar a procurar, é importante ter uma idéia de sua capacidade de financiamento. Os bancos analisam essa capacidade a partir de sua renda mensal e de outros compromissos ou financiamentos que tenha em seu nome, outro fator importante é o tempo de empresa no emprego atual. O ideal é ter uma parcela que fique em até 35% de sua renda mensal.

  • Quanto realmente você pode pagar na casa?

Muitas vezes ao final do financiamento, o custo da casa pode ser muito maior daquilo que você realmente imaginava. Fique atento a esses valores e a capacidade de adiantamento das parcelas. Quantidade de impostos sobre a propriedade e quanto custa para manter a residência também são fatores importantes e que podem comprometer sua renda, pense em todos estes custos que implícitos no momento da compra.

  • Quem irá ajudar a encontrar uma casa e te guiar até o processo da compra?

Um corretor de imóveis irá ajudá-lo a localizar casas que atendam às suas necessidades e que se encaixem em sua faixa de preço. Uma vez que você escolheu uma casa para comprar, esses profissionais vão te ajudar com todo o processo de compra, incluindo fazer uma oferta, obter um empréstimo e completar a papelada. A experiência de um bom corretor de imóveis pode protegê-lo de qualquer armadilha que pode acontecer durante o processo.

Conclusão

Isso é só uma visão geral que vai te ajudar com os processos que você deve ter em mente no momento de comprar uma casa. Lembre-se de que quanto mais você pesquisar sobre os processos antecipadamente, menos estressantes será e as possibilidades de encontrar um imóvel dentro de suas condições serão maiores.

 

img

Ricardo Anzolin

Artigos relacionados

Dicas na hora de vender um imóvel

Quando pensamentos em alugar ou vender um imóvel, temos que nos colocar no lugar de quem tem...

Continue lendo
por Ricardo Anzolin

Junte-se à discussão